Como imobiliárias podem enfrentar crises valorizando seus corretores

Anos atrás, os corretores de imóveis estavam focados na captação e na venda do imóvel. Hoje, cabe a eles uma série de novas funções, o que os tornam ainda mais cruciais para os negócios imobiliários. Trata-se de uma verdadeira mudança de perfil do profissional. A quantidade de autônomos trabalhando em algumas redes também foi reduzida, segundo especialistas do setor. Por outro lado, para ganhar mercado, as redes estão ampliando o nicho de atuação, é o que diz um artigo do CRECI-RJ ao qual este texto é baseado.

Nos últimos anos, houve uma queda na quantidade de empréstimos, por conta de uma retração do sistema financeiro, o qual se tornou mais seletivo em relação à permissão de financiamentos que, consequentemente, acabou afetando as vendas de imóveis.

Impacto da reforma do Imposto de Renda no mercado imobiliário

Uma outra preocupação é quanto aos impactos da reforma do Imposto de Renda no aluguel de imóveis. Com um alto aumento na tributação, há o receio de que investidores possam se sentir desestimulados a continuar investindo em imóveis para locação e, com um número reduzido de investidores, consequentemente haveria também uma redução de imóveis disponíveis no mercado e, ainda, um possível aumento no valor dos aluguéis, afetando toda a cadeira imobiliária, é o diz uma matéria publicada no Imobi Report.

A importância da capacitação dos corretores imobiliários

Por conta de toda a mudança brusca no mercado imobiliário, e no mundo com um todo, corretor imobiliário precisa procurar adquirir conhecimentos aprofundados sobre todo o processo de compra, venda e aluguel de imóveis. Assim, o profissional imobiliário consegue proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes, tornando-o mais próximo e seguro de que não há qualquer outro profissional adequado para a realização de negócios imobiliários.

Em um artigo da agendor, são apresentados alguns pontos cruciais para se tornar um corretor de sucesso. São estes:

  • Defina um nicho de mercado
  • Conheça essa área profundamente
  • Entenda de pessoas
  • Estude seu cliente que quer vender ou alugar o próprio imóvel
  • Estude seu cliente que que comprar ou precisa alugar um imóvel
  • Busque uma solução para ambos
  • Saiba negociar
  • Nunca esqueça de um follow-up
  • Transpareça ser uma pessoa de total confiança
  • Estude técnicas de fechamento de vendas

Ferramentas digitais podem potencializar o corretor de imóveis

Em uma matéria publicada pelo SECOVI-SP, é dito que a oferta de ferramentas digitais e de qualificação durante a pandemia fizeram a diferença para a continuidade dos negócios. Por exemplo, proporcionar aos corretores boas ferramentas para negócios imobiliários, cursos de qualificação e ferramentas que viabilizem negociações de compra e venda, mesmo com isolamento social, podem auxiliar profundamente o trabalho dos profissionais do setor imobiliário.

Pensando em visitação de imóveis, uma boa ferramenta é o Lockbox Inteligente da Lnkdoor, produto que os corretores podem instalar facilmente às portas dos imóveis para realizar visitas desacompanhadas à distância com segurança e autonomia, controlar a entrada e saída de pessoas visitantes dos imóveis, e ainda obter dados valiosos sobre toda a jornada de visitação às suas casas e apartamentos disponíveis para venda e locação, aumentando a inteligência imobiliária. Ao invés de ter o árduo trabalho de modificar as portas dos imóveis como seria se utilizassem fechaduras inteligentes, com o porta-chaves inteligente, o próprio corretor pode instalar o dispositivo em menos de cinco minutos, sem uso de ferramentas específicas.

Mesmo com várias barreiras no mercado imobiliário, e dificuldades em vários outros segmentos no Brasil, a valorização da equipe de corretores, capacitação e uso de ferramentas adequadas e de alto nível, pode permitir aos profissionais e imobiliárias de se manterem firmes e um passo à frente da concorrência.

Deixe um comentário